Programação Detalhada


Mesas de Conferência


As Mesas de Conferência terão duração de 90 minutos. Cada uma contará com a participação de três a quatro conferencistas convidados – todos(as) eles(as) pesquisadores(as) de Programas de Pós-Graduação de áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas com reconhecida produção científica, com procedência de vários Estados brasileiros. Cada conferencista terá de 15 a 20 minutos para realizar sua comunicação, restando 30 minutos para debate. Durante o debate, todos(as) os(as) participantes presentes poderão propor perguntas e tecer comentários, respeitando-se o tempo de duração previsto para a atividade e a sequência na qual solicitaram a palavra. A definição da temática das Mesas de Conferência levou em conta o tema principal do evento – “CONECTIVIDADE, HIBRIDAÇÃO E ECOLOGIA DAS REDES DIGITAIS” –, bem como o perfil e a trajetória acadêmicos dos(as) pesquisadores(as) convidados(as). A versão definitiva da programação estará disponível somente ao final do processamento e sistematização integral das temáticas dos(as) conferencistas. O conteúdo das comunicações será de inteira liberdade dos(as) convidados(as), traduzindo-se, sempre desejavelmente, em suas falas, na medida do possível, vínculos entre a proposta do evento e os Projetos de Pesquisa que desenvolvem nos respectivos Programas de Pós-Graduação.

Programação geral

 

 


Painéis Temáticos e Mesas Coordenadas


A programação do X Simpósio Nacional da ABCiber contará com cinco sessões denominadas Painéis Temáticos e Mesas Coordenadas. Em cada sessão, podem acontecer até trinta Painéis Temáticos e até três Mesas Coordenadas paralelamente, em salas separadas. O número de salas com atividades paralelas dependerá do volume de trabalhos aprovados para apresentação no evento. Cada proposta de Artigo Científico ou Mesa Coordenada Temática será avaliada por 2 pareceristas, membros do Conselho Científico Deliberativo (CCD) da ABCiber e/ou pesquisadores convidados, a critério da Coordenação Institucional e/ou da Comissão Organizadora do Simpósio. As avaliações serão entregues à Comissão Organizadora para verificação de congruência. Havendo dúvidas ou necessidade de precisão no resultado, a proposta poderá ser submetida a terceira avaliação. Os quesitos adotados pela Comissão Científica são: (a) pertinência ao tema central e aos Eixos Temáticos do Simpósio; (b) adequação às normas para elaboração de resumo expandido; (c) qualidade do texto. Os Painéis Temáticos terão duração de 90 minutos. Serão formados por quatro ou cinco pesquisadores cujas propostas de Artigos Científicos foram aprovadas. Cada participante terá 15 minutos para realizar sua apresentação; no tempo restante haverá um debate aberto à participação de todos os presentes. As Mesas Coordenadas também terão duração de 90 minutos. Serão formadas por três ou quatro pesquisadores, incluindo o proponente, que será o Coordenador da Mesa. O Coordenador da Mesa deve ter titulação mínima de Doutor e é o responsável pela submissão e articulação da proposta. Cada participante terá 15 minutos para realizar sua apresentação; no tempo restante haverá um debate aberto à participação de todos os presentes.

Programação geral

 

 


Reunião Científica


Para a sistematização das reflexões e ideias fomentadas pelo Simpósio, será realizada uma Reunião Científica inédita, reunindo em uma única roda de discussão inúmeros(as) pesquisadores(as), pós-graduandos(as), alunos de Graduação e interessados em geral, de vários Estados brasileiros, vinculados a Programas de Pós-Graduação e a Departamentos da área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, cujas pesquisas atuais conversam, em maior ou menor grau, com a temática do Simpósio – “CONECTIVIDADE, HIBRIDAÇÃO E ECOLOGIA DAS REDES DIGITAIS”. A Reunião Científica será dividida em dois turnos de trabalhos, matutino e vespertino.

Programação geral

 

 


Noite do Arduíno

Apresentação de uma das mais importantes e ousadas plataformas de software livre por seu idealizador, Massimo Banzi, em um espaço de diálogo informal.

 


Redes Indígenas

Apresentação e debate de plataformas digitais criadas pelas populações nativas e de algumas redes pela preservação dos idiomas e das culturas por defesas coletivas.

 


Lançamento de Livros e Eventos Artísticos

Durante o Simpósio, haverá eventos musicais, uma exposição de artes plásticas e performáticas, uma cerimônia de lançamento de livros com sessões de autógrafos e coquetel. Esta ação tem como objetivo divulgar a produção científica e artística recente dos pesquisadores da área: todos os participantes do evento que lançaram livros (como autores ou coautores) ou obras de arte no ano de 2017 poderão inscrever suas obras para serem expostas nesta solenidade.

 


Feira de Exposições de Soluções Digitais

Na perspectiva de aproximação entre a produção científica e o mercado de soluções em tecnologias digitais, haverá espaço permanente onde os principais patrocinadores do evento disponibilizarão seus produtos e serviços, possibilitando ao público experimentações e acesso a essas tecnologias. Nesse sentido, deverão participar da feira, empresas e coletivos que produzem impressoras 3D, equipamentos interativos voltados para educação, como lousas interativas, simuladores virtuais, óculos e outros equipamentos de realidade aumentada, games, drones, tecnologias voltadas a internet das coisas, entre outras.

 


XVII Reunião do Conselho Científico Deliberativo da ABCiber

De acordo com as disposições do Estatuto da entidade, será realizada durante o evento a XVII Reunião do Conselho Científico Deliberativo ABCiber. Participarão desta Reunião membros(as) do CCD (com poder de voto) e demais Associados(as) interessados(as) (na condição de ouvintes). As deliberações do CCD serão posteriormente apresentadas na Assembleia Geral de Associados da ABCiber.

 


VIII Assembleia Geral de Associados

Conforme também previsto no Estatuto da entidade, será realizada durante o evento a VIII Assembleia Geral de Associados. O objetivo da Assembleia é discutir as atividades realizadas e os rumos a serem seguidos pela entidade. Participarão desta sessão, com poder de voto, além dos(as) membros(as) do CCD e dos Associados(as), observadores(as) interessados(as) em conhecer os trabalhos da ABCiber, na condição de ouvintes (sem poder de voto).

 

 

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